Educação Física e Desporto Escolar

Escola Básica de Santa Catarina

AEC

Enquadramento:

As Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) inserem-se numa estratégia alargada de articulação entre o funcionamento da escola e a organização de respostas sociais no domínio do apoio à família. Esta estratégia assenta em três grandes vertentes:

  • Atividades de Animação e de Apoio à Família na Educação Pré-Escolar (AAAF);
  • Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC);
  • Componente de Apoio à Família  no 1.º ciclo do Ensino Básico (CAF)

AEC no 1.º ciclo do ensino básico:

As atividades  de carácter facultativo e de natureza eminentemente lúdicaformativa e cultural que incidam, nomeadamente, nos domínios desportivo, artístico, científico e tecnológico, de ligação da escola com o meio, de solidariedade e voluntariado e da dimensão europeia da educação.

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Entidade Promotora:

A AEC de Expressão Físico Motora do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro é promovida (ano letivo 2020-2021) pela ADESER II – Associação para o desenvolvimento Económico e Social da Região de Marinha Grande, IPSS.

  • Carta de José Vitor dos Santos Duarte Pedroso: PDF
  • Recomendações – Ofício Circular: PDF
  • Maria da Soledade Barradas Estríbio. As atividades de Enriquecimento Curricular no Currículo do 1º Ciclo do Ensino Básico – Uma abordagem considerando a opinião dos destinatários. FCT-Universidade Nova de Lisboa: PDF

A Importância do Brincar

Não paramos de brincar porque envelhecemos; envelhecemos porque paramos de brincar.

Foi deste modo que George Bernard Shaw selou, há perto de 100 anos, uma evidência que só muito recentemente a investigação científica veio comprovar:

  • Brincar e jogar são atividades essenciais para o desenvolvimento cerebral das crianças e jovens, contribuindo de forma determinante para o seu bem-estar físico, emocional, cognitivo e social.
  • Brincar permite que as crianças explorem o mundo que as rodeia, criando universos que conseguem dominar, desenvolvendo a criatividade, a auto-confiança e a resiliência necessárias para lidar com as incertezas e mudanças aceleradas que o futuro lhes reserva.
  • Brincar é um tema tão importante para o desenvolvimento equilibrado de crianças e jovens que as Nações Unidas o fixaram como um Direito Universal na Convenção dos Direitos da Criança.
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