Bicicleta Todo o Terreno
O BTT é uma atividade física e/ou desportiva, na qual o praticante circula em diferentes tipos de terrenos, exigindo versatilidade e maior controlo da bicicleta. O BTT apresenta-se como um meio de locomoção capaz de facilitar o acesso do seu utilizador a locais com as mais diversas características geográficas.
Percursos de Bicicleta Todo o Terreno:
A variedade de traçados possibilita experiências e paisagens diversificadas seja em estrada ou montanha, com percursos mais tranquilos ou seguindo percursos desafiantes, percorrendo poucos ou muitos quilómetros, dependendo do nível do praticante.
Os trilhos que percorrem a mancha arborizada e os campos agrícolas permitem realizar circuitos bastante interessantes para os alunos num raio de 5,5 a 6 Km da escola.
Ex: Passeio da “Fonte da Senhora”!
- Distância: 7,43 Km
- ganho/perda de elevação: 166 m | -166 m.
- Declive máximo: 16,4% | -15,4%.
- Declive médio: 4,3% | -4,2%
- Altitude de visualização: 1,6 Km.
- Santa Catarina: ponto mais baixo relativamente ao nível do mar: 82 m.
- Ponto mais alto do percurso: 174 m
- Duração do percurso em ritmo lento-médio: 1 hora
Passeio de Bicicleta:
Serra dos Candeeiros:
- Percurso: 21 Km
- Ganho/perda de elevação: 473 m
- Declive máximo: 22,5%
- Declive Médio: 6,2%
- Data provável: 4 de março de 2022
- Conhece o projeto Cyclin’ Portugal da Federação portuguesa de Ciclismo
- Descubra de bicicleta o melhor do nosso país: PDF
- Regulamento de Homologação percursos Cicláveis e Centros Cyclin Portugal: PDF
- Guia Percursos Cicláveis da rede das aldeias históricas de portugal: LINK
- Guia de percursos cicláveis e centros Cyclin’PT: LINK
- Guia de percursos cicláveis da Arrábida: LINK
- Percursos de cycling Beira Baixa: LINK
Paraciclismo
- Projeto enduro: Calvin Williams caiu de BTT numa encosta de 20 metros de altura e ficou limitado a uma cadeira de rodas. Esta condição despertou nele o interesse e vontade de desenvolver uma veículo todo terreno para indivíduos paraplégicos e surgiu assim o projeto enduro.
- Desafio: como é que integramos alunos com multideficiências nas atividades de BTT? Ao contrário de um paraplégico, estes alunos precisam de alguém que conduza o veículo. Uma das soluções é utilizar os carrinhos a pedais de 4 rodas!…