O Clube de Desporto Escolar Sobre Rodas tem dedicado tempo para promover a aprendizagem do padrão motor pedalar junto dos alunos do 1º ciclo.
As turmas do 1º ciclo frequentam o Clube Sobre Rodas 1 vez por semana de 15 em 15 dias no horário de AEC. Durante este período os alunos têm à sua disposição bicicletas com vários tamanhos de roda e de quadro adaptado à sua estatura com as quais treinam as várias destrezas motoras.
A Gincana de Nível 1 constitui-se como uma avaliação diagnóstica ou primeira avaliação formativa, segundo o modelo de avaliação vigente no Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, é uma ação realizada no início de um processo de aprendizagem, que permite obter informações sobre os conhecimentos, aptidões e competências, com vista à organização dos processos de ensino e aprendizagem, de acordo com as situações identificadas.
Optei por não aplicar a Gincana N1 no início das aulas de Pedalar porque verifiquei que havia muitos alunos que não sabiam pedalar (Equilíbrio e propulsão). Como tal, dediquei o primeiro período para ensinar esses alunos e treinar os restantes para a Gincana. Apesar disso, ainda existem alguns alunos que não sabem pedalar (equilíbrio) embora já estejam praticamente numa fase de transição.
A competência motora “saber andar de bicicleta” implica conseguir realizar um conjunto de técnicas que permitam andar em segurança. Existe uma diferença significativa entre “saber andar de bicicleta” e conseguir “equilibrar-se na bicicleta”.
Está em causa um conjunto de diferentes destrezas, a noção “saber andar de bicicleta” vai ao encontro da autonomia da utilização do veículo, à criação da própria segurança, à ultrapassagem de diferentes obstáculos e, finalmente, à sinalização antecipada das manobras. Esta situação é bem mais complexa, completa e necessária, do que a noção simples de “equilibrar-se na bicicleta”. É necessário afirmar que esta competência motora, exposta nas várias destrezas apresentadas nas gincanas, necessita obrigatoriamente de uma aprendizagem motora prévia.
Estamos perante uma escolha criteriosa das destrezas a avaliar, que se inicia num processo avaliativo ecológico e através de um conjunto de técnicas individuais; montar na bicicleta, pôr a bicicleta em andamento, propulsioná-la em segurança, isto é, sem grandes oscilações, pressupondo-se a realização de um conjunto de manobras, estritas, mas necessárias, designadamente:
- Realizar curvas, contracurvas;
- Libertar uma e outra mão alternadamente (preâmbulo para realização de sinalização);
- Afinar a passagem por zona estreita e baixa;
- Parar numa zona pré-definida, antecipando um conjunto de ações necessárias à travagem;
- Desmontar em segurança.
Técnicas Básicas | Técnicas Intermédias | Técnicas Avançadas |
---|---|---|
Montar Desmontar Pedalar (Propulsão) Condução Equilíbrio e coordenação Travar | Escolha da mudança Curvar Subir Descer Circular em grupo | Montar em andamento Desmontar em andamento Circular em grupo (2×2, 4×4, pelotão, caravana) Bunny Hop Drops (BTT) Rendição |
Parcerias – Educação Rodoviária
Ciclos | Intervenientes | Estratégia | Gincana | Recursos Materiais |
---|---|---|---|---|
Áreas | Educação para a cidadania Educação Rodoviária | Competências essenciais para saber andar de bicicleta | Nível I e II | Recursos materiais (Bicicletas) Manutenção e higienização do equipamento Reparações |
1º Ciclo | Prof. Carlota Marques | Articulação Curricular | Aplicar às Turmas A, B e C do 1º Ciclo | 6 Bicicletas aro 16 6 bicicletas aro 20 |
2º Ciclo | Prof. Maria Clara Silva | Articulação Curricular | Aplicar às turmas do 2º Ciclo | 6 bicicletas aro 24 |
3º Ciclo | Prof Ângela Paulo Jorge | Articulação Curricular | Aplicar às Turmas do 3º Ciclo | 2 bicicletas aro 26 |
Gincana
A gincana de nível 1 compreende sete destrezas básicas:
- Arranque;
- Passagem entre duas linhas;
- Slalom;
- Retirar uma mão do guiador, alternadamente;
- Passar debaixo de uma fasquia;
- Parar/desmontar num espaço delimitado.
Pontuação e Significado Para efeitos de registo na ficha de observação, a pontuação deve ser atribuída da seguinte forma (também aplicável na gincana de nível 2):
- 2 Pontos – Sim. O aluno realiza corretamente a destreza;
- 1 Ponto – Sim, com fragilidade. O aluno realiza a destreza com dificuldade
- 0 Pontos – Não. O aluno não realiza corretamente a destreza.
- Se o somatório da pontuação obtida nas 7 destrezas for igual ou inferior a 11 pontos, então o aluno apresenta dificuldades para realizar a gincana de nível 1, devendo iniciar o seu trabalho de aprendizagem neste nível.
- Se o somatório da pontuação obtida nas 7 destrezas for igual ou superior a 12 pontos, num máximo possível de 14 pontos, o aluno apresenta condições para realizar a gincana de nível 2.
n.º | NOME | SA | NSA | G-N1 | APTO |
---|---|---|---|---|---|
1 | Afonso Duarte Germano | 1 | 14 | SIM | |
2 | Bárbara Antunes Baptista | 1 | 1 | NÃO | |
3 | Carlota Tomás Augusto | 1 | 0 | NÃO | |
4 | Carminho Paciência Fernandes | 1 | 0 | NÃO | |
5 | Daniel Cainac | 1 | 11 | SIM | |
6 | Eduardo Henriques Grácio | 1 | 0 | NÃO | |
7 | Harold Andres do Couto Pacheco | 1 | |||
8 | Júlia Jacinto Luís | 1 | |||
9 | Kelly Sofia Lucas M. Américo | 1 | 0 | NÃO | |
10 | Luana Tomás Augusto | 1 | 3 | NÃO | |
11 | Lukas Bernardino do Coito | 1 | 2 | NÃO | |
12 | Naship Ale Magar | 1 | 11 | SIM | |
13 | Uzion Rana Magar | 1 | 14 | SIM | |
14 | Irina | 1 | 14 | SIM | |
9 | 5 | 5 |
14 | Sabe Pedalar | Não Sabe Pedalar | Aptos | Não Aptos | Não realizou |
---|---|---|---|---|---|
1º A | 9 | 5 | 5 | 7 | 2 |
1º A | 64,3% | 35,7% | 35,7% | 50,0% | 14,3% |
N.º | Nome | SA | NSA | G-N1 | Apto |
---|---|---|---|---|---|
1 | Afonso Conceição Batista | 0 | 1 | 0 | NÃO |
2 | Ariana Fialho Mateus | 1 | 0 | 10 | NÃO |
3 | Catarina Duarte Rogério | 1 | 0 | 7 | NÃO |
4 | Débora Anais do Coito Santos | 1 | 0 | 11 | SIM |
5 | Dora Querido Cordeiro | 1 | 0 | 14 | SIM |
6 | Ema Camilo Terrão | 1 | 0 | 6 | NÃO |
7 | Inês Jacinto Luís | 0 | 1 | 0 | NÃO |
8 | Julieta maria paulo Santos | 0 | 1 | 0 | NÃO |
9 | Leonor Caldiano Fonseca Lopes | 1 | 0 | 14 | SIM |
10 | Luiz Felipe Eberhardt Santos | 1 | 0 | 13 | SIM |
11 | Matilde Lopes Gonzaga | 1 | 0 | 6 | NÃO |
12 | Santiago Guilherme Ferreira | 1 | 0 | 11 | SIM |
13 | Valentim Paulo Ramalho | 1 | 0 | 12 | SIM |
14 | Diana Leonor Ribeiro Simões | 1 | 0 | 13 | SIM |
14 | Sabe Pedalar | Não Sabe Pedalar | Aptos | Não Aptos | Não realizou |
---|---|---|---|---|---|
2B | 11 | 2 | 7 | 7 | 0 |
2B | 78,6% | 14,3% | 50% | 50% | 0% |
N.º | Nome | SA | NSA | G-N1 | Apto |
---|---|---|---|---|---|
1 | Ângelo Ricardo Santa Maria | 1 | 9 | Não | |
2 | Carolina Rosa Roque | 1 | 8 | Não | |
3 | David Lupyak | 0 | 1 | 0 | Não |
4 | Duarte Filipe dos Santos Ribeiro | 1 | 14 | SIM | |
5 | Elzo Eduardo Vieira Heliodoro | 1 | 13 | SIM | |
6 | Francisca Ribeiro Dias | 0 | 1 | 0 | Não |
7 | Irís Alexandra Santa Maria Neto | 1 | 5 | Não | |
8 | Joana Vicente Colaço | 1 | 8 | Não | |
9 | João Manuel Bonito Silva | 1 | 9 | Não | |
10 | Mafalda Cristiana da Costa Coiteiro | 1 | 6 | Não | |
11 | Mariana Lopes Couto | 1 | 5 | Não | |
12 | Salvador Manuel Lindo Rebelo Carvalho | 1 | 6 | Não | |
13 | Santiago Ricardo Ferreira A. Parr. | 1 | 12 | SIM | |
14 | Sofia Bernardo Baptista | 1 | 12 | SIM | |
15 | Suzy Costa Camacho Silva | 1 | 7 | Não |
15 | Sabe Pedalar | Não Sabe pedalar | Aptos | Não Aptos | Não Realizou |
---|---|---|---|---|---|
3C | 13 | 2 | 4 | 11 | 0 |
3C | 86,7% | 13,3% | 26,7% | 73,3% | 0% |